- UNIASSELVI realiza evento em comemoração ao Orgulho Autista

27/05/2022 Inclusão
Transmissão marca o início do mês de comemoração do Orgulho Autista
Crédito | Divulgação

Data é celebrada em junho. Ação é feita em parceria com o Instituto AutismoS & ONDA-Autismo   

No sábado (4), a UNIASSELVI em parceria com o Instituto AutismoS e a ONDA-Autismo, realiza a primeira edição do Evento Orgulho Autista, a partir das 9h, por meio do canal da Instituição no YouTube. A programação foi preparada para contemplar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conta com a participação de pessoas autistas, sendo um palestrante e quatro depoentes.   

O principal foco da iniciativa é o reconhecimento do lugar de fala das pessoas autistas e propor a reflexão, assim como a compreensão sobre as especificidades e potencialidades dentro do TEA. A participação é gratuita, aberta ao público e gera certificado aos acadêmicos, que podem utilizar para a comprovação de atividades complementares.  

O dia e horário foram escolhidos com o objetivo de possibilitar que um maior número de familiares e amigos de pessoas autistas também possam acompanhar o evento. Além disso, a transmissão marca o início do mês de comemoração do Orgulho Autista, sendo o Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho.  

Participantes  

O palestrante Fábio Cordeiro, é servidor público federal, escritor e Presidente da ONDA­-Autismo, e falará sobre o tema Dia do Orgulho Autista: por que uma data como essa? Na sequência, haverá os depoimentos de Gabriella Dias Assunção, médica generalista; Tábata Cristine Barroso, designer gráfica, palestrante e produtora de conteúdo no perfil do Instagram @tabata_meumundoatipico, com mais de 30 mil seguidores; Sophia Mendonça, jornalista e escritora; e João Vitor Ferreira, palestrante, formador voluntário do Instituto Autismos; Conselheiro Municipal da ONDA-Autismo, atleta da Seleção Brasileira de Judô para Todos (campeão mundial na Alemanha), graduando de Fisioterapia na UNIASSELVI, Pós-graduando em Judô Aspectos Metodológicos, Teoria e Prática.   

Dias comemorativos  

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para a conscientizar a população e garantir o respeito às pessoas autistas e, desse modo, diminuir o preconceito ainda existente. Nessa data, a Comunidade do Autismo, em todo o mundo faz ações e projetos voltados para a reflexão, sensibilização e conscientização do tema.  

Já em 18 de junho é comemorado o Dia do Orgulho Autista, por iniciativa da organização americana Aspies for Freedom. Nesta mesma data em 2020, foi instituído também no Brasil, o Dia Nacional do Orgulho Autista. A definição ocorreu por meio de Projeto de Lei, aprovado no Senado, também em 18 de junho daquele ano e tem o princípio de esclarecer à sociedade sobre o TEA.   

Parceiros da UNIASSELVI 

O Instituto de Apoio Educacional AutismoS foi criado 2005 e tem como foco promover projetos voltados à formação, à sensibilização e à conscientização do TEA. É formado por voluntárias que buscam derrubar mitos e defender a educação escolar ampla, afetiva e inclusiva para todas as pessoas autistas.    

A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-Autismo) é uma entidade de caráter social, que tem como principal objetivo o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas. Para isso, defende os direitos previstos na Lei nº 12.764/2012, bem como proporcionar mais segurança e bem-estar às pessoas autistas.  

Programação  

9h | Abertura com a presença do Reitor da UNIASSELVI, Prof. Hermínio e do presidente da ONDA Autismos, Fábio Cordeiro.   

9h15min | Palestra e interação no chat | Dia do Orgulho Autista: por que uma data como essa? | Fábio Cordeiro  

9h45min | Depoimento Gabriella Dias Assunção  

10h | Depoimento Tábata Cristine Barroso  

10h15min | Depoimento Sophia Mendonça

10h30min | Depoimento João Vitor Ferreira   

11h | Encerramento  

Serviço  

O que: Evento Orgulho Autista   

Quando: 4/6 às 9h  

Onde: UNIASSELVI no Youtube  

Valor: gratuito 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Aluno da UNIASSELVI cria projeto que oferece aulas de música gratuitas 

Pós-graduação UNIASSELVI recebe cadastros para conteudistas de disciplinas 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.