- Aluna da UNIASSELVI faz estágio atendendo pessoas em vulnerabilidade social com exemplo de humanização

22/03/2022 Saúde
Rafaela preparando a água saborizada
Créditos | Arquivo Pessoal

Trabalho da acadêmica foi recebido com grande aceitação e repercussão entre os acolhidos 

Rafaela Miguellis Hübner, 24 anos, atualmente aluna do 7° semestre de Nutrição, no polo Camaquã, realizou o primeiro estágio em Saúde Coletiva no Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas e/ou Moradores de Rua (SAI-POP), da cidade de Camaquã (RS). O trabalho foi tão bem desenvolvido e a aplicado, que a aceitação entre os 12 acolhidos do albergue foi extremamente positiva, assim como a repercussão entre eles.  

As atividades envolveram antropometria; técnica adoce menos e viva bem; pirâmide alimentar; semáforo dos alimentos; cinco cores no prato e panfletagem. Dentro do menu, foram introduzidas opções como bolo de banana saudável, chips de batata doce, canjicão nutritivo e água saborizada, por exemplo.  

Essa foi a primeira vez que a estudante teve contato prático com a profissão. Na ocasião, ela estava no 6° semestre e diz ter sido um bom começo: 

“Foi uma experiência ótima, onde eu pude aprender com as diferenças dos acolhidos, trazer além de conhecimento, motivação. Consegui com que eles prestassem atenção nos temas trabalhados.” 

Segundo a nutricionista Ana Carla de Araújo da Cunha Garcia, que trabalha na rede municipal e foi supervisora de campo de Rafaela, a vivência foi mais do que uma capacidade curricular. Ela teve uma ótima abordagem e envolveu diversos temas nutricionais dentro do desafio de lidar com patologias, deficiências mentais leves, dificuldades de compreensão e outras dificuldades. 

A estagiária diz ainda que a oportunidade: 

“Ultrapassou os muros escolares e atingiu a mente, o corpo e a alma de cada um que busca alimentar o ser humano na visão física, intelectual e social. Tudo devido à visão humanizadora e transdisciplinar, frente aos conhecimentos acadêmicos até então adquiridos no curso de Nutrição”.  

As dinâmicas variadas e a conscientização de uma alimentação saudável e uma vida de qualidade, foram fundamentais para que Rafaela conseguisse atingir o seu objetivo com ajuda da Tutora Paula Teche. Além disso, foram totalmente de encontro com o lema do SAI-POP, conhecido como Albergue Municipal, que é a frase de Dom Hélder Câmara: “Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes.” A coordenação do local é realizada por Marilda Bergmann da Rosa.  

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas de SC participa de encontro com alunos da UNIASSELVI

A violência obstétrica na percepção das mulheres é tema da próxima MasterClass UNIASSELVI

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.