Edtech da UNIASSELVI é referência mundial em tecnologia e metodologia exclusiva

07/05/2024 Tecnologia
Material pedagógico segue o Ciclo de Aprendizagem, totalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar
Arte | Divulgação

Material pedagógico digital é focado para que o aluno EAD tenha a melhor experiência acadêmica e, por isso, possui tecnologia intuitiva com funcionalidade e recursos integrativos

A Vitru Educação, controladora da UNIASSELVI, ficou em 5º lugar no ranking global entre as 250 melhores empresas EdTech do mundo em 2024, segundo a lista das “World's Top EdTech Companies of 2024”, realizada pela revista TIME, em parceria com a Statista – líder internacional no fornecimento de dados e rankings sobre mercado e consumo. A lista considera, principalmente, dois fatores: solidez financeira e impacto na indústria. Apenas duas empresas brasileiras estão presentes na lista, sendo a Vitru a única representante do segmento EAD a ocupar essa posição de destaque.

Mas o que torna a Education Technology (EdTech) da Vitru e UNIASSELVI tão especial? De acordo com Paula Renata Ferreira, diretora da área, há dois aspectos que diferenciam a EdTech no segmento: recursos tecnológicos e metodologia:

“Nosso material pedagógico digital é focado para que o aluno EAD tenha a melhor experiência acadêmica e, por isso, possui tecnologia intuitiva com funcionalidade e recursos integrativos que o levam a completar uma disciplina de maneira fluida, seja pelo formato de texto, estética visual narrativa ou conteúdo audiovisual, como vídeos e podcasts.”

Essa identidade pedagógica exclusiva é chamada de Ciclo de Aprendizagem que coloca o aluno como ser ativo no processo.

Cada módulo do Ciclo de Aprendizagem, conforme ela, traz a percepção de uma prática pedagógica com base num ciclo desenvolvido pelos educadores da IES. Para isso, é dividido em sete etapas: Problematização (Conflito Cognitivo); Significação (Curiosidade Cognitiva); Experimentação (Experimental, Cognitiva e Ativa); Reflexão (Reflexão sobre a experiência); Conceitualização (Organização e emprego dos conceitos - significados); Ação (Aplicação teórico-prática - Práxis) e Avaliação (Verificação Crítica – Metacognição).

Tudo isso envolto a uma estética narrativa que reúne todos os recursos tecnológicos:

“No caso do livro digital,  por exemplo, há interatividade e personalização, além disso, o aluno pode fazer marcações destacando trechos para ajudar no estudo.”

Conheça alguns dos Recursos Tecnológicos

  • Livros Digitais: são acessíveis a partir de qualquer dispositivo eletrônico, como computadores, tablets ou smartphones. Com um conteúdo interativo, os livros oferecem recursos de texto, áudio e vídeo. Incluem, ainda, funcionalidades de anotação, marcação e comentários, permitindo que os alunos revisem o material sempre que necessário.
  • Realidade Aumentada (RA): oferecem uma experiência imersiva através de objetos 3D que combinam elementos do mundo real com elementos virtuais, ao mesmo tempo em que proporcionam a oportunidade dos alunos explorarem conceitos complexos de forma visual e prática.
  • Videoaulas: são oferecidas tanto ao vivo quanto gravadas, proporcionando flexibilidade e acessibilidade aos estudantes. Por trás de cada videoaula, há um extenso processo de produção, que começa com o planejamento, seguido pela roteirização, gravação e edição.
  • Podcasts: funcionam como complementos das vídeoaulas, proporcionando aos alunos um conteúdo extra de conhecimento. Geralmente são baseados nos temas abordados nos livros digitais dos cursos, produzidos por professores, especialistas de mercado e até mesmo por meio de inteligência artificial.
  • Games: são jogos digitais elaborados com atenção aos detalhes de jogabilidade, gráficos, arte, narrativa, áudio, desafios e progressão. O principal propósito deste recurso é desenvolver habilidades essenciais para os alunos, tais como tomada de decisão, interpretação e raciocínio lógico.


EdTech em números

Atualmente, a UNIASSELVI, com sede na cidade de Indaial (SC), possui mais de 500 mil alunos espalhados em mais de mil polos em todo país. O material pedagógico segue o Ciclo de Aprendizagem, totalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar. Uma disciplina envolve cerca de 200 pessoas no processo, que vão do professor autor, designer educacional, revisores, diagramadores, ilustradores e produtores audiovisuais, bem como equipe de infraestrutura em tecnologia.

A EdTech fechou 2023 com números expressivos: 5.980 livros; 32.679 aulas gravadas; 4.807 podcasts; 27.946 ilustrações; 489 recursos de Realidade Aumentada (RA), 2.476 trilhas de aprendizagem e mais de 4.500 temas de aprendizagem produzidos.

 

Por Redação UNIASSELVI
 

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