- Criatividade no mercado de trabalho: uma habilidade valorizada e essencial

12/07/2023 Trabalho e carreira
UNIASSELVI lançou o primeiro curso de nível superior em Ciência da Criatividade
Arte | Divulgação

Recrutadores consideram a qualificação como diferencial entre os candidatos

A crescente importância da criatividade no mercado de trabalho é um fato incontestável. A habilidade tem se tornado cada vez mais essencial no sucesso profissional. Todas as áreas priorizam quem tem essa aptidão e consequentemente reconhecem e valorizam as pessoas mais criativas.

Por serem capazes de inovar e se anteciparem para encontrar soluções para desafios futuros, esses indivíduos são cada vez mais procurados. Isso acontece porque a criatividade vai além das técnicas específicas e dos conhecimentos teóricos.

Ela é a capacidade de pensar de forma original, conectando ideias aparentemente distantes e encontrando novas abordagens para problemas de todos os níveis. Atualmente, em um mundo que a automação e a inteligência artificial (IA) exerce cada vez mais papéis, ser criativo é uma vantagem.

Por meio da criatividade é possível identificar oportunidades, como por exemplo, explorar de maneira mais eficiente o uso de IA. Além de proporcionar resultados melhores em demandas convencionais, a prática também oferece a possibilidade de evolução em contextos complexos, e dá destaque às novas perspectivas geradas por quem a desempenha.

Necessária em todas as áreas

Impulsionamento e engajamento são fatores que contribuem para diversos campos. Por isso, ser criativo tornou-se sinônimo de ser um profissional “fora da caixa”. Diferente do que pode parecer, a criatividade não é fundamental apenas para quem atua com design, arquitetura, artes ou outros tipos de criações, ela é essencial em todos os setores.

O mercado busca cada vez mais profissionais que tenham e dominem essa habilidade. Finanças, tecnologia, saúde e espaços governamentais investem e procuram crescentemente quem tenha esse perfil profissional. Quando esses agentes são encontrados, se tornam referência naquilo que fazem.

Na sociedade atual, a maioria das soluções simples não são suficientes para amenizar as necessidades. A velocidade no avanço tecnológico é uma prova de que é preciso ter qualificação ágil e inovadora.

Além disso, a criatividade é uma habilidade difícil de ser replicada por máquinas, um grande diferencial diante do cenário em que estamos. Investir no desenvolvimento dessa competência pode abrir portas para oportunidades empolgantes e promissoras.

Primeiro curso do mundo em Ciência da Criatividade

Recentemente a UNIASSELVI lançou o primeiro curso de nível superior, do mundo em Ciência da Criatividade. A Graduação oferece conhecimento para se tornar um Cientista da Criatividade estratégico, explorador e capaz de aprimorar os processos criativos humanos.

Combinando elementos das ciências cognitivas, psicologia, neurociência e outros campos relacionados o curso permite que a criatividade surja e seja cultivada em diferentes contextos.

O cientista da criatividade adquire uma mente curiosa e aberta, bem como aptidão analíticas e de pesquisa. São verificados fatores ambientais, como desafios, a diversidade de perspectivas, a colaboração em equipe, a cultura organizacional, o espaço físico e outros pontos.

É uma profissão que prova o descobrimento de como é viável liberar o potencial existente e aplicá-lo de maneira produtiva, positiva e beneficente em todas as áreas. Por isso, assim como o primeiro nível superior, o curso em Ciência da Criatividade também é muito indicado para ser um segunda Graduação.

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

UNIASSELVI Brusque oferece ferramenta digital inovadora aos alunos de Design de Moda

Bolsa de estudo na UNIASSELVI ajudou acadêmica combater a depressão

 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.