- Profissionais com nível superior completo têm aumento salarial, segundo pesquisa

04/01/2022 Trabalho e carreira

Estudo do Instituto Semesp indica crescimento de 135% na remuneração de egressos 

Segundo dados do Instituto Semesp - representante das mantenedoras de Ensino Superior do Brasil -, houve aumento no número de pessoas que depois da conclusão da Graduação passaram a receber salários acima de R$ 5 mil. O que corresponde a um crescimento de 135% em todo o país.  

O levantamento foi realizado no ano passado, com mais de 8 mil e 500 estudantes e profissionais já formados. De acordo com a 3ª Pesquisa de Empregabilidade, antes da conclusão do curso superior, 2,9% recebiam acima de R$ 5 mil. Já com o diploma em mãos, o percentual subiu para 26%. 

Além disso, a pesquisa demonstrou que houve alguma melhoria na vida pessoal ou profissional após a conquista do diploma para mais de 82,2% dos graduados. Os benefícios mais citados pelos egressos de instituições privadas foram o salário (24,9%), o ingresso em uma Pós-graduação (19,9%) e a oportunidade do primeiro emprego ou uma nova ocupação dentro da área de formação (33%). Para 78,8% dos egressos em universidades privadas e 77,8% em públicas, o Ensino Superior foi importante para entrar no mercado de trabalho.  

Cursos e perfis 

Entre as áreas dos cursos que apresentam ampliação nas contratações estão Saúde e Informática. A maioria dos entrevistados foi do sexo feminino: 59,7% dos estudantes presenciais e 57,6% dos de Ensino a Distância (EAD). Já entre as idades dos acadêmicos, a relação aponta que 71,6% têm até 29 anos e escolheram pelo formato presencial, enquanto no EAD 63,9% têm 30 anos ou mais. 

Confira a 3ª Pesquisa de Empregabilidade completa aqui. 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

 

Leia mais notícias 

Certificados dos aprovados no Encceja já podem ser solicitados

Necessidade do curso EAD prova que a modalidade é eficaz e de qualidade

 

 

 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.