Acadêmicos de Biomedicina e Radiologia realizam experimentos de determinação do pH
Na última sexta-feira, 6 de setembro, os acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Radiologia, da modalidade a distância, na UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia, realizaram uma atividade prática em laboratório envolvendo a disciplina de Bioquímica Básica e Metabolismo. A prática realizada pelos acadêmicos tinha como objetivo a determinação do pH de soluções utilizando o repolho roxo como indicador, além das fitas indicadoras de pH.
A medida do pH é um dos procedimentos mais importantes e utilizados com muita frequência na bioquímica. Um dos modos de se determinar a acidez ou basicidade de um meio é utilizando um indicador ácido-base, uma vez que essas substâncias podem mudar de cor de acordo com o pH do meio. Existem indicadores sintéticos, como a fenolftaleína, e indicadores naturais, como o repolho roxo. Nessa prática, os alunos utilizaram o extrato do repolho roxo e tiras comerciais indicadoras de pH para aferir o pH de diferentes amostras.
Foram utilizados os seguintes materiais:
- Tiras comerciais de pH
- Tubos de ensaio
- Béquer
- Chapa de aquecimento
- Papel filtro
- Água
- Repolho roxo
- Pipeta
- Pipetador
- Soluções para testar pH (amostra): solução de Hidróxido de sódio (2M); vinagre; solução de xampu; limpador de vidro; leite; clara de ovo; solução de detergente; solução de sabão em barra; refrigerante incolor; suco de limão; solução de pasta de dentes; água da torneira; e solução de cloreto de sódio.
Essa prática teve a finalidade de comparar os resultados obtidos utilizando dois métodos de determinação:
a) Uso do extrato de repolho roxo
b) Uso das tiras de pH
Assim, o procedimento experimental foi dividido em duas etapas: A e B.
Experimento A – Uso do repolho roxo como indicador
Para preparar o extrato do repolho roxo, as folhas do repolho foram cortadas em pedaços pequenos e aquecidas com água, até se reduzirem pela metade.
Após isso, a solução foi coada e colocada para esfriar. Cada amostra foi alocada em um tubo de ensaio devidamente identificado. Os alunos deveriam colocar, em média, 3ml do extrato de repolho roxo em cada um dos tubos de ensaio, observar a reação e anotar os resultados. Quanto mais próxima do vermelho ficasse a solução, mais ácida ela seria. Se a cor permanecesse roxa, a substância testada teria um pH neutro. Por fim, quanto mais próxima do verde ou amarela ficasse a solução, mais alcalina ela seria.
Experimento B – Uso das fitas de pH
Nessa etapa, após já terem obtido os resultados com o extrato de repolho roxo, os alunos deveriam medir o pH das amostras com o uso das fitas comerciais indicadoras de pH, a fim de obter um resultado mais preciso se comparado ao extrato natural do repolho. Após mergulharem as fitas nos tubos de ensaio que continham as amostras, a variação das cores nas fitas foi comparada com as cores padrões do fabricante, a fim de identificar a faixa de pH. O resultado de cada amostra foi discutido e interpretado pelos alunos, em conjunto.