Evite sair de casa. Fale diretamente com seu Polo UNIASSELVI pelo WhatsApp. Clique aqui e fale com a gente!

Notícias - Acadêmico

Acadêmicos de Pedagogia do polo de Indaial visitam escola especial

19/03/2020   Acadêmico

As acadêmicas dos cursos de Letras-Libras e Pedagogia formaram um encontro na E.B.M. Leoberto Leal, em Blumenau, para conhecer a sala multifuncional com diversos materiais e equipamentos para alunos especiais, além da horta de chás terapêuticos onde esses alunos aprendem os benefícios das ervas.

O encontro serviu para o entendimento e aprimoramento dos conceitos referentes à inclusão e tecnologias assistivas das disciplinas cursadas.

A escola tem 49 anos e hoje atua com a temática sustentabilidade. As acadêmicas conheceram diferentes atividades e pontos da escola com essas ações, entre elas, a questão social de inclusão (sala multifuncional pinturas) e o hotel de insetos.

A escola Atende 1.120 alunos do Pré 3 (crianças de 4 e 5 anos) até as séries finais do Ensino fundamental, com 60 alunos especiais.

Uma horta foi construída em formato do corpo humano para representar em que local cada erva faz efeito. Com ajuda do professor de biologia, da comunidade e dos pais, os alunos especiais pesquisaram e plantaram as ervas. São 37 plantas catalogadas que terão os nomes científicos colocados num livro pintado no muro ao lado da horta.

A escola também tem um canteiro – Mandala, que é trabalhado com todas as séries. No momento da visita fizeram a colheita e no próximo plantio os próprios alunos tiveram a iniciativa de trabalhar com flores que atraem as abelhas.

Há diversas pinturas pelas paredes da escola desenhadas por alunos especiais (autistas, surdos etc.) com a ajuda da professora de artes, que abordam temáticas variadas ou fábulas trabalhadas de forma interdisciplinar.

A sala multifuncional tem uma gama de materiais e equipamentos. São 37 crianças que utilizam a sala de recursos. As acadêmicas conheceram diversas atividades e materiais como: a régua para desleixo, rede para escalada que desenvolve equilíbrio, confiança e desenvolvimento da musculatura,  materiais que trabalham a coordenação motora fina, grossa, lentes para alunos com baixa visão, teclado  de computador diferenciado, jogos, imagens, brinquedos e brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento dessas crianças.