- Alunos de Biomedicina e Radiologia realizam prática sobre o Sistema Digestório

17/10/2019 Acadêmico

Na última sexta-feira (11), acadêmicos dos cursos EAD de Biomedicina e Radiologia da UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia realizaram mais uma aula prática envolvendo a disciplina de Anatomorfofisiologia do Sistema Digestório, Endócrino, Urinário e Reprodutor, acompanhados pela tutora Nathielli Nayara Pauleti.

A atividade tinha como objetivos reconhecer os principais órgãos que compõe o canal alimentar e órgãos anexos; identificar as estruturas nas figuras fornecidas no Manual de Aulas Práticas; estimular a reflexão sobre a fisiologia do sistema digestório; observar as estruturas histológicas dos diferentes órgãos do sistema digestório; analisar os tecidos que compõem cada órgão; identificar os principais tipos celulares de cada seção do tubo digestivo; e identificar as especializações celulares e relacioná-las com sua função.

A prática realizada pelos acadêmicos contemplou as aulas 2 e 3 do Manual de Práticas: Observação do Sistema Digestório – Macroscopia e Observação do Sistema Digestório – Microscopia, respectivamente. Para isso, a aula prática foi dividida em dois momentos: identificação das estruturas nas peças anatômicas e, em seguida, identificação dos órgãos nas lâminas histológicas.

No laboratório de anatomia, com auxílio do material didático, os alunos deveriam identificar as peças anatômicas referentes ao sistema digestório nos modelos anatômicos em 3D. Já no laboratório de Microscopia, os alunos observaram três lâminas histológicas selecionadas para representação do sistema digestivo: lâmina de esôfago, lâmina de estômago e lâmina de intestino delgado. Eles deveriam identificar as camadas (ou túnicas) que compõem os órgãos apontados, bem como as estruturas individuais características de cada lâmina observada.

Quer saber mais sobre o curso de Biomedicina? Clique aqui. Para saber mais sobre a graduação em Radiologia, clique aqui.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.