- Biomedicina e Radiologia: acadêmicos realizam prática sobre a catalase

24/09/2019 Acadêmico

Na última sexta-feira (20), os acadêmicos do curso de Biomedicina e Radiologia da UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia realizaram mais uma atividade prática envolvendo a disciplina de Bioquímica Básica e Metabolismo, sob orientação da tutora Nathielli Nayara Pauleti.

A prática realizada pelos acadêmicos foi a número 9 do Manual de Práticas: Enzimas – Catalizadores e Inibidores de reação química.


A atividade tinha como objetivos:

  1. Compreender a importância das enzimas para o metabolismo biológico;
  2. Observar a decomposição do peróxido de hidrogênio na presença da catalase;
  3. Entender a importância da temperatura e pH enquanto fator crucial, cuja variação acentuada pode resultar na desnaturação proteica.
     

As enzimas são compostos que têm como uma de suas funções catalisar reações químicas. Existem algumas condições que podem afetar o funcionamento dessas enzimas, como a temperatura e o pH. Nessa prática, os alunos simularam essas condições que podem afetar as enzimas, aumentando a temperatura ou diminuindo o pH do meio, e observaram se as mesmas reações aconteciam ou não, comparando com um meio em condições naturais.

Materiais utilizados: 1 pedaço de fígado cru; 1 pedaço de fígado cozido; um frasco de peróxido de hidrogênio (H2O2) – água oxigenada 10 volumes; 4 béqueres; suco de limão natural.

O procedimento

A catalase é uma enzima que degrada o peróxido de hidrogênio, produzindo água e oxigênio ao final da reação. O fígado foi utilizado nesse procedimento por conter em grande quantidade essa enzima. Se a enzima estivesse funcionando adequadamente, após adicionarem o substrato (peróxido de hidrogênio), surgiriam bolhas de ar na superfície do fígado. Se a enzima não estivesse funcionando, essa reação não seria observada.

Foram preparados 4 béqueres:

- Amostra 1: Fígado cru + água oxigenada
- Amostra 2: Fígado cozido + água oxigenada
- Amostra 3: Fígado cru + suco de limão + água oxigenada
- Amostra 4: Fígado cozido + suco de limão + água oxigenada

Nos meios onde a temperatura foi elevada (fígado cozido), não observamos a reação acontecer, pois o calor desnatura as enzimas fazendo com que perca sua função. Nos meios onde o pH foi alterado (suco de limão), a reação aconteceu de forma bem menos evidente, pois o pH é um fator importante para o funcionamento das enzimas. Os resultados foram anotados e discutidos em grupo.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.