- Metodologia Científica: Busca de artigos <br>científicos é tema de encontro em Indaial

20/08/2019 Acadêmico

No dia 9 de agosto, os acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Radiologia da UNIASSELVI Polo Indaial – Vitória Régia participaram de uma atividade com o tema Iniciação Científica, aplicada pela tutora Nathielli Nayara Pauleti.

A tutora, através da disciplina de Metodologia Científica, apresentou aos acadêmicos vários sites de bases de dados científicos para busca de artigos científicos. Além disso, o objetivo da atividade era que os alunos aprendessem a produzir um resumo de artigo científico.

No laboratório de informática da unidade, a tutora introduziu o tema e chegou à seguinte questão: como devemos buscar por artigos científicos para leitura e fundamentação teórica de uma pesquisa?

Para a atividade, os alunos dividiram-se em duplas e escolheram um tema de interesse comum entre cada equipe. A partir disso, responderam às questões da autoatividade proposta no livro da disciplina e escolheram quatro palavras-chave sobre o tema de interesse. Para finalizar, os alunos buscaram por artigos relacionados ao tema nos sites de bases de dados apresentados pela tutora, utilizando as palavras-chave como guia.

Sites propostos: Google Scholar; Bireme; Scielo; Periódicos CAPES; Pubmed.

No segundo período de aula, o tema discutido transformou-se no resumo de um artigo científico. Tutora e acadêmicos abordaram os principais elementos de um resumo, bem como a quantidade de palavras necessárias para cria-lo.

Os alunos assistiram a um trecho de um documentário sobre o caso “Césio-137” no Brasil e, após o vídeo, receberam um artigo científico simplificado sobre o mesmo caso, sem o resumo. O desafio era produzir o resumo desse artigo, com 250 a 320 palavras; cinco palavras-chave; e informações como introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusão.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.