Acadêmicas de Pedagogia aplicam atividades do curso em casa
No último semestre, as acadêmicas de Pedagogia das turmas FLX2628 e PED4454, seguindo as recomendações e respeitando o distanciamento social em razão da pandemia de Covid-19, organizaram, planejaram e aplicaram brincadotecas em casa. A atividade se refere as disciplinas de Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Psicologia da Educação e da Aprendizagem, do curso de Pedagogia.
As brinquedotecas são espaços onde as crianças podem expressar livremente suas vontades e ideias para que possam se desenvolver de forma integral. Não existe nada mais motivador para qualquer criança do que aprender brincando, pois ela poderá explorar sua imaginação, seus desejos, possibilitando o descobrimento de si mesmo, de suas capacidades e do mundo a sua volta, estimulando por si só o senso crítico-reflexivo.
Pensando nisso, a brinquedoteca é utilizada por educadores e responsáveis conscientes para desenvolver de forma eficaz a aprendizagem dos alunos através das brincadeiras, oficinas, jogos, entre outros. Seu objetivo é possibilitar o desenvolvimento mental, psicológico, social e físico da criança por meio do lúdico.
O lúdico no ambiente escolar vai além do brincar, ou seja, a brincadeira tem que estar vinculada com o planejamento pedagógico e intencionalidades específicas para a aprendizagem da criança, conforme a faixa etária.
As atividades buscam demonstrar que o ato de brincar proporciona às crianças relacionarem as coisas umas com as outras, e ao relacioná-las é que elas constroem o conhecimento e realizam a aprendizagem significativa.