- Curso superior em Podologia passa a ser oferecido na UNIASSELVI

07/07/2022 Educação
Atividades vão além da estética, são necessidades de saúde pública
Crédito | Divulgação

Graduação é realizada na modalidade EAD e tem a duração de cinco semestres 

A UNIASSELVI passa a oferecer mais uma opção de Graduação. A partir de agora a Instituição também está com inscrições e matrículas abertas para o curso em Podologia. A capacitação que tem a duração de cinco semestres e pertence a área de Saúde. Ela pode ser dívida em alguns campos e em todos eles o objetivo é o mesmo: estudar, prevenir, prognosticar e tratar podopatias (patologias que afetam os pés). Diferente do que muitas pessoas pensam, as atividades vão além da estética, são na verdade necessidades de saúde pública. 

Enquanto a atuação de pedicure tem foco na aparência, o podólogo trabalha com cuidados medicinais específicos para os pés. A atividade auxilia no diagnóstico de problemas ortopédicos, dermatológicos, circulatórios e metabólicos. Unhas encravadas, calosidades, incômodos, micoses, frieiras e fissuras, são apenas alguns dos tratamentos aplicados por este profissional que é considerado um especialista na saúde dos pés.  

Durante o curso superior em Podologia, na modalidade de ensino a distância (EAD), da UNIASSELVI, o aluno adquiri conhecimentos em fisiologia, anatomia, patologia, microbiologia e cinesiologia. Desta forma, é possível entender a biomecânica dos tornozelos e dos pés, além de compreender os problemas que podem dificultar a caminhada diante de diferentes situações existentes em cada caso. Indicação de calçado a ser usado, como cortar as unhas e quais pomadas, cremes e medicamentos são mais adequados, também são funções atribuídas a um podólogo. 

Os pés são base de sustentação. Suportam todo o peso do corpo humano e são os responsáveis pela locomoção das pessoas, por estes e diversos outros motivos, eles estão sujeitos a tensão e desgaste. Por isso, a atenção com estes membros é fundamental para a saúde e o bom funcionamento do metabolismo.  

Principais campos de atuação 

Dentro da profissão é possível trabalhar em diferentes classificações. As principais são: 

  • Podologia Geral (atua na avaliação estática e dinâmica do pé); 

  • Podologia Infantil (tratamento do pé de crianças); 

  • Podologia Geriátrica (cuidados do pé de idosos); 

  • Pé de Risco (pé diabético, pé neurológico, pé vascular); 

  • Podologia Desportiva (avalia e trata do pé do desportista); 

  • Podologia Laboral (atendimento e análise do pé adaptado a situação profissional); 

  • Podologia Preventiva (prevenção das alterações do pé). 

 

Regulamentação da profissão 

Em março deste ano, o Senado aprovou a proposta que regulamenta a profissão de podólogo (PLC 151/2015). Desta forma, para trabalhar em hospitais e clínicas o podólogo deve ter registro profissional, emitido pelo Conselho Regional de Biomedicina. 

Vantagens de estudar na UNIASSELVI 

Só na UNIASSELVI o EAD é semipresencial de verdade com um tutor exclusivo por turma para coordenar atividades e tirar dúvidas no polo ou virtualmente. São mais de 150 cursos de Graduação em todas as regiões do Brasil. Com mais de 15 anos de experiência em EAD, a UNIASSELVI está em constante aprimoramento para oferecer as melhores ferramentas e recursos aliados à tecnologia.  

Nos cursos da área de Saúde, em EAD, é possível acessar o Laboratório Virtual de Saúde - ambiente que retrata com fidelidade todas as atividades e equipamentos necessários para o atendimento - e os simuladores práticos.  

Através do Portal do Aluno da UNIASSELVI, batizado de Gioconda - Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - é possível acessar vídeos, conteúdos, avaliações, MasterClass, notas e serviços administrativos. Ele pode ser usado no computar, tablet ou celular.  

No caso do smartfone, ao baixar o UNIASSELVI Leo App, a navegação dentro do aplicativo é patrocinada pela Instituição. Assim, além de receber conhecimento, o acadêmico também economiza.  

Outras formações  

Além da Graduação, a UNIASSELVI tem disponível Cursos Livres, Cursos Técnicos, Cursos Profissionalizantes e mais de 200 opções de Pós-graduação.   

 

*Com informações da ABS, Rádio Senado 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Novo Professor Reitor da UNIASSELVI toma posse

Aluno da UNIASSELVI dá a volta ao mundo com muletas e lança livro sobre as viagens 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.