-
Foto | Divulgação
Afirmação feita pela Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio
A educação a distância (EAD) tem se consolidado cada vez mais nos últimos anos. A prova disso é que o modelo de ensino é a alternativa escolhida por milhões de alunos em todo o mundo. Dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, o crescimento é muito significativo, tanto que, recentemente, Helena Sampaio, atual Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), destacou essa realidade durante o evento IV Encontro MetaRed Brasil.
A fala teve como base dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2020, o número de pessoas que começaram um nível superior EAD superou o de ingressantes nos cursos presenciais:
“Em 2021, o número de ingressantes na modalidade EAD chegou a 63% do total”.
Outro destaque feito pela Secretária foi que, atualmente, o EAD é a principal modalidade das instituições privadas, chegando a 51% das mais de 3,5 milhões de matrículas.
Idades dos alunos
Na Graduação, enquanto 62% dos ingressantes, em 2021, tinham até 24 anos, na modalidade presencial, no EAD o percentual era de 29,5%, com uma distribuição muito significativa de novos acadêmicos de 35 a 39 anos (14%) e de 40 a 49 anos (15%).
Segundo Helena, a tendência da faixa etária maior no EAD do que no modelo presencial é um aspecto distintivo entre as modalidades:
“Pensar o ensino digital na educação superior supõe também levar em consideração que a incorporação da tecnologia exige o uso de metodologias adequadas para públicos distintos. Este é o papel das instituições e professores: pensar o potencial do uso das ferramentas de tecnologia de forma a contemplar as especificidades e as necessidades dos estudantes. A qualidade do ensino digital implica necessariamente ter em perspectiva qual público as instituições estão formando”.
UNIASSELVI: referência em EAD
A UNIASSELVI, além de ter nota máxima reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), é referência em EAD, já que oferece a modalidade de ensino há mais de 15 anos, e por isso se destaca com os recursos e métodos disponíveis aos acadêmicos.
No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o portal do aluno – que tem o nome de Gioconda – é possível encontrar todo o material didático das disciplinas, a sala de aula virtual, um vasto acervo de biblioteca, diversas MasterClass, Cursos Livres, além de chat da turma e um meio que permite acompanhar a evolução dos estudos.
O AVA pode ser acessado no computador ou pelo Leo App, em celular, tablet e smart TV. Além de disponibilizar as ferramentas para as aulas, o aplicativo também permite realizar todos os serviços administrativos e financeiros.
Outro benefício é que a navegação dentro do Leo App é por conta da UNIASSELVI, ou seja, a plataforma não consome o pacote de dados, gerando economia aos usuários. O aplicativo pode ser baixado em sistema Android e iOS.
Sobre a MetaRed Brasil
A MetaRed surgiu com a proposta de algumas universidades brasileiras e com o apoio da Universia, motivada por experiências semelhantes em outros países, como Espanha (Crue-Tic) e México (AnuiesTic), e tem como base a preocupação e a conscientização das instituições sobre o papel que as tecnologias desempenham dentro delas.
*Com informações da Agência Brasil
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
Alunos de Design de Moda da UNIASSELVI realizam desfiles de peças sustentáveis
Rede de polos da UNIASSELVI realiza o 1° Seminário de Gestão