- Graduação voltada para a inclusão social em ambientes multidisciplinares é lançada na UNIASSELVI

16/11/2023 Educação
Nível superior é o primeiro no país voltado para auxiliar pessoas autistas
Foto | Divulgação

Curso superior em Tecnologia em Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista disponível em todo o Brasil

Acompanhando as necessidades atuais, a UNIASSELVI inova mais uma vez e lança mais uma Graduação contemporânea no Brasil. O curso superior de Tecnologia em Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) será oferecido a partir de 2024/1.

Nos últimos anos, foram relatados aumentos na prevalência do TEA. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que existam cerca de 70 milhões de pessoas autistas no mundo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

Dados epidemiológicos revelam que a prevalência do transtorno vem aumentando significativamente ao longo dos anos. Pesquisas recentes indicam que a cada 36 crianças brasileiras, uma delas é diagnosticada com TEA. Elas estão matriculadas em escolas regulares e precisam ser acompanhadas por um profissional devidamente capacitado.

Sobre a Graduação

O Tecnólogo, que tem o período mínimo de duração de quatro semestres (dois anos), receberá matrículas na modalidade de ensino EAD e é direcionado a pessoas que tenham interesse em se aprofundar no Transtorno do Espectro Autista. As matrículas ficarão abertas nos mais de mil polos distribuídos em todas as regiões do país.

Contudo, profissionais da educação podem ter mais interesse na qualificação, já que ao concluir o curso terão um diploma de nível superior que comprova a aptidão no acompanhamento de pessoas diagnosticadas com TEA. Para isso, entre os diversos conteúdos curriculares, há disciplinas de imersão profissional e está previsto o acesso ao laboratório virtual especializado, para que os acadêmicos vivenciem experiências práticas controladas em espaços de acompanhamento escolares e multidisciplinares.

Depois de formado, o graduado poderá oferecer suporte no processo de aprendizagem do autista e no seu convívio, por meio de estratégias que resultam na inclusão social dessas pessoas.

Competências Técnicas e Comportamentais

Entre as competências adquiridas no Tecnólogo da UNIASSELVI, estão:

  • explorar as habilidades, os interesses e os desafios específicos da pessoa com TEA para oferecer um atendimento qualificado;
  • implementar estratégias de comunicação alternativa para melhorar a interação com autistas;
  • criar ambientes e rotinas que atendam às necessidades sensoriais e de regulação das pessoas autistas;
  • reduzir os estímulos contrários e criar espaços seguros e inclusivos;
  • promover a sensibilização social para redução do estigma associado ao autismo, explorando questões éticas.


Necessidade de profissionais capacitados

Essa demanda é um direito previsto na lei federal 12.764/12, que institui a Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O texto garante, nos casos de comprovada necessidade, o direito da criança autista e matriculada em escola regular de possuir acompanhamento em sala de aula.

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

UNIASSELVI oferece 17 novos cursos de Graduação em 2024/1

Alunas da UNIASSELVI são primeiras colocadas em concurso de desenho de moda

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.