-
Além de proporcionar flexibilidade a categoria geralmente é mais acessível financeiramente
A inesperada pandemia da Covid-19 que atingiu o mundo no ano passado trouxe junto com os cuidados sanitários a necessidade do Ensino a Distância (EAD). Apesar de trazer desafios, a situação mostrou que a modalidade é capaz de proporcionar aprendizado de qualidade e com eficácia. O relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicado em outubro de 2020, aponta o aumento de 378,9% em matrículas em EAD. Conforme os dados, em 2009, 16% dos alunos de Graduação eram de EAD, enquanto em 2019 o percentual correspondeu a 44%.
Esse crescimento na categoria é considerado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) bastante expressivo para os últimos 10 anos. O órgão leva em conta ainda, o fato de os cursos à distância serem mais procurados por pessoas com maior número de atividades profissionais, ou seja, que têm mais compromissos e responsabilidades do que de “costume”. Uma percepção que demostra que o curso EAD nada deixa a desejar quando há comprometimento por parte do estudante.
Outro estudo produzido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostrou que a busca por cursos online cresceu cerca de 59% entre o período de 2020 e 2021. Além de proporcionar opções que a educação presencial não permitiria, como: encontros virtuais entre indivíduos fisicamente distantes; diversas ferramentas e recursos digitais; e a chance de estudar no conforto de onde estiver sem a necessidade de deslocamento diário; a faculdade EAD por ser remota, apresenta também o benefício da economia. E essa vantagem não é só observada nas mensalidades, mas também no fato do modelo dispensar gastos em ambientes externos com a necessidade de transportes e alimentação.
Qualificação com inclusão
O formato dos cursos EAD permite levar conhecimento e capacitação para regiões que antes não tinham instituições de Ensino Superior, por exemplo. Desta forma, a inclusão de qualificação é mais presente e ampla na sociedade. Essa prática afeta diretamente o cenário destas localidades, já que grande parte dos graduados passam a trabalhar e aplicar as habilidades profissionais dentro da cidade que está inserido, colaborando de fato com a sua comunidade.
Qualidade de vida
Reunindo todos os aspectos citados, é plausível a conclusão de que a Graduação EAD também gera mais qualidade de vida aos seus adeptos. Uma vez que por meio dela, o educando consegue administrar e planejar com mais autonomia as atividades do dia a dia. Diante do rápido avanço tecnológico que vivemos atualmente, e dos muitos privilégios que o formato oferece, é possível afirmar que o curso EAD se enquadra perfeitamente como a solução mais adequada na área de Educação. Já que o sistema pode ser desenvolvido em diversos níveis de ensinos, que vão desde treinamentos básicos a mestrados e doutorados.
UNISSELVI EAD
O EAD da UNIASSELVI é um dos mais reconhecidos no Brasil. Devido a excelência pedagógica em que ele é estruturado e atendendo todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), a Instituição é nota máxima (5) conforme a avaliação do órgão, concedida em 2019 através do Recredenciamento Institucional. Pouco tempo depois a UNIASSELVI recebeu a segunda nota máxima, concedida pela entidade, desta vez no ato de Recredenciamento do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Com isso, se tornou a única Instituição de grande porte com nota máxima nos dois conceitos.
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
Aluna da UNIASSELVI ganha Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva
Pós-graduação lançará mais de 25 cursos em 2022