- O que fazer depois de terminar o ensino médio?

25/02/2022 Educação
Testes vocacionais podem ser uma boa alternativa para auxiliar na escolha da profissão
Crédito | Shutterstock

Há diversas opções de preparo para o mercado profissional 

A conclusão do ensino médio marca uma nova fase. E como toda novidade, junto dela podem surgir inseguranças, incertezas e um “frio na barriga”. Mas a maioria das pessoas passam por esse processo, então, basta manter a calma e refletir nas diversas opções disponíveis para quem pretende ingressar ou se preparar para o mercado de trabalho.  

Caso você tenha interesse ou simpatia por alguma área específica como administração, comunicação, gestão ou saúde, por exemplo, é um bom começo para filtrar as alternativas existentes. Mas se as dúvidas são justamente sobre em qual profissão optar, os testes vocacionais são ótimas ferramentas de suporte.  

Em sites como Guia da Carreira, Educa mais Brasil, Enem Brasil e Quero Bolsa é possível fazer testes gratuitos que indicam alguns pontos da personalidade do estudante. Essas indicações podem ser favoráveis na hora de escolher um curso ou vaga de emprego. 

Concursos públicos 

Há diversos concursos públicos para candidatos que concluíram o ensino médio. Apesar dos salários serem menores do que os das vagas dos concursos de nível superior, esta possibilidade é interessante para quem busca estabilidade. As seleções são abertas para atuação em diferentes órgãos dos mais diversos Estados, Cidades e do Governo Federal.  

Cursos Livres 

Com curta duração e devidamente focados nos temas propostos, os Cursos Livres capacitam e aperfeiçoam os alunos. A UNIASSELVI disponibiliza 120 opções gratuitas, classificadas como de extensão, ou seja, são atividades complementares e sem pré-requisitos.   

Interessados podem acessar a Trilha de Aprendizagem, o UNIASSELVI Leo APP ou o portal da Instituição para se inscreverem. Todo o conteúdo é online e se aprovado, o estudante recebe certificado de conclusão, com validade legal para diversos fins.     

UNIASSELVI Leo App para Android   

UNIASSELVI Leo App para iOS 

Graduação 

Começar um curso de nível superior representa um diferencial no mercado de trabalho, que por sua vez, pode significar aumento nas oportunidades e melhores salários. Há ainda o crescimento pessoal, pois a Graduação certifica que o acadêmico é um profissional habilitado para agir na ocupação que escolheu. 

É possível optar por estudar na modalidade Presencial ou de Ensino a Distância (EAD). No caso da UNIASSELVI, são mais de 300 cursos disponíveis entre Bacharelados, Licenciaturas e Tecnólogos. Sempre com a orientação de um Tutor por turma, do início até o fim da Graduação.  

Cursos Profissionalizantes 

Os Cursos Profissionalizantes são aqueles que preparam o aluno para uma determinada profissão de maneira direta. Nele, teoria e a prática andam lado a lado, enfatizado uma determinada área. Ideal para quem deseja uma qualificação eficiente e de curto prazo para entrar no mercado de trabalho. Além disso, na maioria das vezes são mais acessíveis financeiramente.  

Na UNIASSELVI estão disponíveis nove Cursos Profissionalizantes: Atendente de farmácia; Auxiliar de recursos humanos; Auxiliar jurídico; Auxiliar de logística; Auxiliar administrativo; Auxiliar de contabilidade; Auxiliar de marketing; Gestão de vendas e Secretariado executivo.  

Cursos Técnicos 

A formação técnica permite que os alunos aprendam conteúdos de alta qualidade, com materiais exclusivos e um modelo pedagógico voltado para as atividades práticas dos respectivos campos de ensino. Autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), eles podem ser a primeira qualificação profissional ou então, uma alternativa de atualização ou melhoria para o perfil do colaborador.  

As inscrições na UNIASSELVI são gratuitas e podem ser feitas nos Cursos Técnicos de Contabilidade, Marketing e Recursos Humanos. Todos têm um ano de duração e cada formação possui 10 disciplinas com 80 horas/aula e um encontro por semana. 

UNIASSELVI ajuda você 

A UNIASSELVI disponibiliza a plataforma online Escolha Certa, que ajuda o estudante a selecionar o melhor curso de acordo com a personalidade. O teste é fácil, rápido e gratuito, basta responder às perguntas.  

E para quem já sabe a Graduação que deseja cursar, mas tem curiosidade sobre a carreira, há ainda o Simulador do Futuro da UNIASSELVI, disponível no Blog da UNIASSELVI.  Ao responder a quatro breves perguntas, ele ajuda a descobrir como você pode estar situado profissionalmente daqui há algum tempo.  

No blog é possível encontrar conteúdos sobre bolsas de estudo, carreira e mercado de trabalho, modalidades de estudo e mais informações que podem auxiliar no processo pós colégio. 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

UNIASSELVI completa 23 anos com o compromisso de ajudar milhares de pessoas a construírem suas próprias histórias

Aplicativo da UNIASSELVI tem navegação gratuita durante o uso


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.