Notícias - Encceja

Inscrições para o Encceja começam terça-feira

19/05/2022   Encceja
UNIASSELVI oferece condição especial para quem ingressa na Instituição por meio do Exame
Crédito | Shutterstock | Divulgação

Candidatos têm até 4 de junho para acessar o site e se cadastrarem para a participação no Exame 

Na terça-feira (24), começam as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Candidatos devem entrar na página do Exame até 4 de junho para realizar o cadastro. Podem participar todos que não concluíram os estudos no período regulamentar, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do Ensino Médio, na data da prova. 

O teste será aplicado em mais de 600 cidades de todas as regiões do Brasil e não tem custo. A lista completa dos munícipios está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, não há a necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou na edição anterior. Também não será preciso fazer pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes que vão fazer as provas novamente.  

Segundo o Inep, a decisão foi tomada devido o contexto da pandemia de covid-19 que envolveu a realização do último Exame. Apesar disso, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever no Encceja 2022 deverá justificar a ausência. Mais informações podem ser consultadas no edital e dúvidas podem ser tiradas por meio do telefone 0800 616161.

Ensino Fundamental  

O exame de verificação para a certificação do Ensino Fundamental aborda questões das áreas de: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia. 

Ensino Médio 

Já no modelo destinado para o Ensino Médio os conteúdos são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). 

Bolsas UNIASSELVI 

A UNIASSELVI oferece uma condição especial para quem ingressa na Instituição por meio do Encceja. Além de não precisar fazer vestibular, o aluno que deseja começar os estudos do nível superior pode receber bolsa de 25% em todo o curso e mais 10% de desconto se realizar os pagamentos das mensalidades com pontualidade. 

Ao se inscrever é preciso selecionar a opção ‘Encceja', depois basta apesentar os documentos no polo escolhido e começar a Graduação. O processo seletivo é simplificado, ou seja, o ingresso é por meio da produção de uma redação. 

Cronograma Encceja 2022 

24/5 a 4/6 ➠ Inscrição 

24/5 a 4/6 ➠ Solicitação de Atendimento Especializado 

8/6 ➠ Resultado da Solicitação de Atendimento Especializado 

8/6 a 14/6 ➠ Recurso da Solicitação de Atendimento Especializado 

17/6 ➠ Resultado do Recurso da Solicitação de Atendimento Especializado 

24/5 a 4/6 ➠ Solicitação de Tratamento pelo Nome Social 

8/6 ➠ Resultado da Solicitação de Tratamento pelo Nome Social 

8/6 a 14/6 ➠ Recurso da Solicitação de Tratamento pelo Nome Social 

17/06 ➠ Resultado do Recurso da Solicitação de Tratamento pelo Nome Social 

28/8 ➠ Aplicação das provas para Ensino Fundamental e Ensino Médio  

Cronograma das provas 

A aplicação das provas do Encceja, tanto para o Ensino Fundamental, como para o Ensino Médio acontecerá em 28 de agosto no período da manhã e da tarde.  

Manhã 

8h ➠ Abertura dos portões 

8h45min ➠ Fechamento dos portões 

9h ➠ Início das provas 

13h ➠ Término das provas 

Tarde

14h30min ➠ Abertura dos portões 

15h15min ➠ Fechamento dos portões 

15h30min ➠ Início das provas 

20h30min ➠ Término das provas 

Serviço

O que: inscrição Encceja 2022 

Quando: de 24/5 a 4/6 

Onde: site do Encceja 

Valor: gratuito  

 

*Com informações de Agência Brasil e Inep

 

Por Redação UNIASSELVI  

 

Leia mais notícias 

Aluno da UNIASSELVI cria projeto que oferece aulas de música gratuitas

UNIASSELVI vai oferecer cursos gratuitos de Pós-graduação em projeto do Estado de MG 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.