- MEC anuncia como será o novo Enem

25/03/2022 Enem
Alterações acontecerão para estarem de acordo com o novo ensino médio
Crédito | Shutterstock | Divulgação

Instituições irão decidir quais áreas serão avaliadas para o ingresso nos cursos  

O Ministério da Educação (MEC) anunciou como será o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As questões discursivas serão valorizadas e os alunos de cursos Técnicos receberão bonificações nas vagas do Ensino Superior. As mudanças serão aplicadas a partir de 2024.  

As provas que antes eram apenas objetivas e de redação, passarão a ser discursivas, ou seja, será preciso escrever a resposta em texto. O critério adotado está sendo tratado com atenção segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo: 

“Estamos dando peso grande para a produção escrita do estudante”. 

O Exame terá duas provas e continuará sendo realizado em dois dias. Em um deles, serão aplicadas as perguntas de parte comum, direcionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A redação se mantém.   

As questões serão interdisciplinares. Isso significa que elas serão em mais de uma área de conhecimento e o principal foco será em português e matemática. O teste de inglês também integrada às demais áreas. Como exemplifica Rabelo:  

“Pode ter uma questão de história com o texto escrito em língua inglesa para o estudante avaliar” 

Já a segunda parte, será voltada para a formação específica que os alunos terão no ensino médio. Na inscrição, os candidatos poderão escolher entre responder questões de linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas; matemática, ciências da natureza e suas tecnologias; matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; ou ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas. 

Será responsabilidade das Instituições de Ensino selecionar as áreas que serão necessárias para o ingresso em cada curso. Assim, o interessado em uma Graduação em matemática, por exemplo, deverá escolher as perguntas cobradas para a matrícula no curso desejado.   

Novo Ensino Médio 

As alterações acontecerão para estarem de acordo com o novo Ensino Médio que deve ser inserido, em todo o Brasil, até 2024. Nos novos currículos escolares, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país e direcionada pela BNCC.  

Na outra, os alunos irão optar por um itinerário para aprofundar o aprendizado. As opções permitem ênfase em áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. A oferta de itinerários vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas. 

Formação técnica e profissional 

Os caminhos formativos poderão ser feitos durante o ensino médio, por meio de formação técnica e profissional. Como há uma variedade de opções nesse sentido, o que impossibilita a elaboração de uma prova específica para cada campo, os alunos poderão receber bonificações em vagas do Ensino Superior pelo Enem. 

Isso não significa que o estudante está dispensado de realizar o Exame, mas ao final dele, poderão receber um bônus na nota. “Ela terá uma ponderação de acordo com aderência da formação técnica dele ao curso superior pretendido”, diz o secretário. 

Conclusão da implementação 

Segundo o MEC, a implementação do novo ensino médio começa a partir deste ano, de forma progressiva. Ainda em 2022 deverão ser divulgadas as diretrizes do novo Enem. No ano seguinte os processos seguem e em 2024, os três anos do ensino médio devem estar cumprindo o novo formato. 

A prova do Enem modificada deve entrar em vigor depois que todas as mudanças estejam sendo aplicadas no ensino médio de todo o Brasil. Ou seja, o Enem segue em 2022 e 2023 no mesmo formato das edições anteriores. 

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Publicitário egresso da UNIASSELVI empreende e se torna artista

Aluna da UNIASSELVI faz estágio atendendo pessoas em vulnerabilidade social com exemplo de humanização


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.