-
Crédito | Divulgação
Serão pelo menos 10 episódios produzidos na Alemanha e no Brasil
Em 31 de março de 1822, nasceu em Windischholzhausen, na Alemanha, Johann Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como Fritz Müller. Em homenagem aos 200 anos do professor de matemática e ciências naturais, a UNIASSELVI em parceria com a agência Seven e a produtora SpryUp Vídeo está produzindo uma websérie de pelo menos 10 capítulos. O lançamento do documentário Friz Müller,o Princípe dos Observadores é quinta-feira (31), nas mídias digitais da UNIASSELVI.
As gravações acontecem no Brasil, mais precisamente no Estado de Santa Catarina (SC), na Alemanha e Inglaterra, com direção de Rodrigo Fruc e apresentação de Ana Paula Ruschel. A produção conta a trajetória de Müller desde a infância até se tornar um grande cientista. O material mostra um pouco da personalidade e as contribuições do botânico tanto na História, como nas Ciências Biológicas. Entre as participações há depoimentos de docentes da UNIASSELVI.
A professora do curso de História Graciela Marcia Fochi, destaca que os feitos do pesquisador resultaram em grandes patrimônios históricos para a região Sul brasileira:
“O fato de Müller ter se naturalizado brasileiro enquanto vivia aqui (SC) é de extrema importância e notoriedade. Além disso, as observações, apurações e obras desenvolvidas por ele, durante esse período, são relíquias imensuráveis, não apenas para a história local, mas também para todo o campo biológico mundial”.
Para Erika Alessandra Rodrigues, supervisora de disciplina, no Curso de Ciências Biológicas, a dedicação de Müller teve grande colaboração para a área:
"Ele foi um dos grandes apoiadores da teoria da evolução proposta por Darwin. Isso significa que Müller estava à frente da sua época, pois mesmo com recursos limitados - um simples microscópio e um lápis bem afiado - estudou e sistematizou conhecimentos sobre várias espécies animais e vegetais, propôs modelos matemáticos para explicar a dinâmica de populações, fez importantes contribuições para a Lei da biogenética, correspondeu-se com inúmeros cientistas incluindo Charles Darwin. Suas descobertas ecoam até hoje, continuam sendo aceitas e permitindo novas perguntas para nortear novas pesquisas".
Vida em SC
A maior parte de sua vida, Fritz passou na cidade de Blumenau. No ano de 1856, mudou-se para Florianópolis, na época chamada de Desterro, onde permaneceu por 11 anos como educador e pesquisador da natureza. Foi quando conheceu a obra A Origem das Espécies por meio de Seleção Natural, de Charles Darwin.
Ele aprofundou os estudos e as observações que já realizava e lançou na Alemanha, o livro Für Darwin (Para Darwin). A publicação constava em uma série de evidências muito bem fundamentadas que deram suporte científico à teoria e foram reconhecidas e aceitas por Darwin.
Na capital catarinense realizou pesquisas sobre a fauna de invertebrados marinhos que tiveram repercussão internacional. Entre os cientistas alemães era chamado de Müller Desterro, já que havia outros Müller cientistas.
Assista à playlist do documentário Fritz Müller, o Princípie dos Observadores
*Com informações de Governo de SC e Fritz Müller 200 anos
Por Redação UNIASSELVI
Leia mais notícias
MEC anuncia como será o novo Enem
UNIASSELVI é a primeira instituição de Educação a participar do Programa Silvio Santos