- UNIASSELVI patrocina o 1° Festival de Gastronomia de Indaial

18/03/2022 Gastronomia
Participantes têm como desafio a criação de um prato inédito e exclusivo
Crédito | Divulgação

Pratos inéditos estão sendo criados para o evento que começa nesta sexta-feira (18) e vai até 13 de abril 

Prestigiar e enaltecer as raízes é um ato de respeito e admiração. Por isso, a UNIASSELVI não poderia ficar de fora - como patrocinadora - do 1° Festival de Gastronomia de Indaial (SC). É a primeira vez a cidade do Vale do Itajaí, e berço da Instituição, realiza um evento voltado para a gastronomia local.  

Com o objetivo de preservar a identidade cultural, a história e associando essas práticas com o uso de ingredientes produzidos na região, 13 restaurantes estão montando pratos inéditos para o Festival que acontece de 18 de março a 3 de abril. A participação da entidade nesta ação, é motivo de orgulho, conforme o coordenador do curso de Gastronomia, da UNIASSELVI, Maurício Astigarraga: 

“A inspiração em memórias e a importância de potencializar e valorizar a tradição, são práticas que estão de encontro com a nossa visão. Ter esses valores inseridos na culinária, e ainda mais no primeiro evento de Indaial, é mais do que satisfatório. É ter a certeza de que a UNIASSELVI é comprometida com as áreas das formações que oferece e que toma para si a responsabilidade de apoiar atitudes que geram impactos positivos na sociedade de modo geral”. 

Cassiano Moser, organizador do Festival, também comemora a parceria: 

“A UNIASSELVI entrou como patrocinadora master e isto tem grande representatividade para nós, visto que a empresa nasceu em Indaial e é símbolo de empreendedorismo na cidade. Hoje, participa da comunidade dando apoio e suporte aos empresários que buscam fomentar o nome do município. Sem este apoio, com certeza a dificuldade de tirar o projeto do papel seria muito maior”. 

A programação tem como tema central a frase do acadêmico e filósofo Theodore Zeldin: “Gastronomia é a arte de usar comida para criar felicidade”. Foi com esse sentimento que a UNIASSELVI abriu a cozinha do curso de Gastronomia para as preparações pré-evento que evolveram as montagens dos pratos.  

O lançamento oficial do projeto foi em 15 de março, às 19h, no Brückenhaus Centreventos, para convidados. Na ocasião, foram apresentadas amostras do que é servido no Festival, para representantes da UNIASSELVI, lideranças e formadores de opinião do ramo, influenciadores e imprensa regional.  

Culinária local 

A colonização no município foi feita na maior parte por imigrantes europeus. Por isso, são esperados cardápios com resgastes e sabores da Alemanha, Itália e Polônia, sem deixar de lado a alegria e criatividade do povo brasileiro. Essa riqueza e diversidade, são notáveis nos costumes, restaurantes, cafés, empórios e bares de Indaial.  

Proposta aos participantes 

Os participantes têm como desafio: a criação de um prato inédito e exclusivo; o uso de ingredientes da produção local; seleção de produtos de origem catarinense; contar a história do menu escolhido em relação às origens culturais dos imigrantes; e a escolha de bebidas produzidas em Santa Catarina (SC) para harmonização.  

Atividades itinerantes 

O cronograma das atividades acontece em formato itinerante, ou seja, a população e os turistas percorrerão os diferentes estabelecimentos para provar a comida.  

Há um aplicativo, onde o cliente poderá fazer o check-in no restaurante para confirmar a participação. Se a pessoa comparecer em quatro restaurantes, conforme as regras estabelecidas, receberá 50% de desconto no souvenir do evento. Já se o visitante somar oito registros, ele será presenteado com a lembrança que produzida por uma artesã local.  

Como a definição dos condimentos e temperos ficam por conta dos chefs, os valores dos pratos não são tabelados. 

  

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias  

Estude na UNIASSELVI com o apoio financeiro do Programa Santander Graduação 2022

Indicação Premiada pode ser feita também pelo UNIASSELVI Leo App


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.