- Como planejar sua carreira?

29/10/2018 Geral

É possível controlar o futuro da sua carreira? Por mais estranho que pareça, a resposta para essa pergunta é negativa. Existem muitas variáveis que moldam a forma como nos inserimos e permanecemos no mercado de trabalho. Tendências econômicas, cenários políticos, evolução tecnológica são alguns desses fatores. E é impossível ter controle sobre essas mudanças, não é mesmo?

Porém, existem formas de aumentar as chances de uma caminho profissional de sucesso. Ter consciência de que planejamento de carreira é um processo que deve ser gerenciado ativa e constantemente é o primeiro passo. A cada mudança de emprego, novo curso, capacitação e treinamento pergunte-se: o que eu posso fazer a seguir para maximizar as minhas oportunidades futuras?

Confira três dicas de como construir um caminho em direção ao sucesso e realização profissional.

1 - Adquira conhecimentos transferíveis

Essa etapa começa na faculdade. É o momento de garantir que os anos em sala de aula forneçam o conhecimento, habilidades e competências necessárias para atuar em diversos setores de mercado.

Uma análise feita pelo Harvard Business Review aponta que o aluno deve montar uma grade curricular que promova o desenvolvimento de competências de comunicação escrita, estimule o pensamento crítico e a habilidade para análise de dados quantitativos.

Assim que a graduação terminar, é recomendado procurar trabalhos que continuem promovendo a aquisição de conhecimentos transferíveis, ou seja, aqueles que podem ser aplicados em diversos cenários. Começar a carreira em uma função que seja muito restrita pode te fazer um especialista no assunto, mas limitar a atuação a um único setor.

Investir em experiências internacionais é outra forma de trabalhar a aquisição de conhecimentos transferíveis. Aprender a lidar com diferenças econômicas, culturais e políticas prepara o profissional para enfrentar cenários adversos no futuro.

Por último, uma forma de ter um currículo atrativo é atuando em organizações de diferentes segmentos ao longo da carreira. Existem vários perfis: grandes empresas, startups, órgãos públicos, organizações internacionais e ONG’S são alguns exemplos. A experiência em cada uma dessas instituições enriquece o currículo e contribui para a formação de um profissional plural. Lembre-se de respeitar o tempo de maturação em cada ambiente e avaliar as possibilidades de crescimento que cada um deles oferece.

2 - Construa uma forte rede de contatos

Empresas não contratam pessoas: pessoas contratam pessoas. Quanto maior for sua rede de contatos, maior vai ser a chance de alguém lembrar de você quando uma nova oportunidade surgir, principalmente para vagas que não são divulgadas abertamente.

Por isso, cada passo da carreira deve levar em consideração o impacto que o movimento terá no aumento ou manutenção da sua rede de contatos. A participação em eventos, palestras e associações é muito recomendada, mas os vínculos profundos são aqueles construídos no dia a dia de trabalho.

Se você for uma pessoa ambiciosa, pode considerar uma mudança de indústria e atuar em um setor completamente diferente do seu. O movimento gerará uma série de novas relações. Mas pequenos movimentos também são relevantes: considere trabalhar em outros escritórios da mesma empresa ou até mesmo mudar de setor dentro da mesma companhia.

3 - Defina metas

Além de adquirir conhecimento e fazer contatos, é preciso estabelecer indicadores que mostrarão para você que o caminho trilhado é o correto e levará ao destino desejado. Seguir algumas regras ajuda no planejamento da carreira. Por isso, garanta que elas sejam:

Específicas: identifique seu objetivo de forma clara;

Mensuráveis: defina critérios que te ajudem a entender se os resultados alcançados representam ou não avanços na carreira;

Atingíveis: conheça seu limites, todo objetivo traçado deve ter no mínimo 50% de chances de se tornar real;

Prazos realistas: quando você conseguir atingir o objetivo ele ainda será relevante e importante para você?

Fonte


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.