- Entenda a diferença entre bacharelado, licenciatura e superior tecnólogo

23/02/2017 Acadêmico

Que tipo de profissional você quer ser? Essa pergunta que deve ser feita ao escolher entre um curso de bacharelado, licenciatura ou superior tecnólogo. As principais diferenças entre os três graus de curso estão no foco profissional e na duração. Portanto, é necessário pensar em quais são seus objetivos na área que pretende atuar ao optar pelo tipo do curso.

Os cursos de bacharelado, em sua maioria, duram de 4 a 6 anos e são voltados para uma formação mais generalista, com um amplo portfólio de disciplinas teóricas e práticas. São exemplos de bacharelado: Administração, Ciências Contábeis e Direito.

As licenciaturas, por sua vez, formam essencialmente educadores. Ou seja, este grau é focado na formação de profissionais que pretendem atuar como professores. Além disso, o tempo de duração do curso costuma ser de 3 a 4 anos. São exemplos de licenciatura: Pedagogia, Química, Física e História.

Os cursos superiores tecnólogos geralmente possuem duração rápida e contam com foco na prática profissional. Estes cursos são específicos e, por possuírem uma formação essencialmente prática, contam com uma duração de 2 a 3 anos. São exemplos de cursos tecnólogos: Agronegócio, Gestão Financeira, Turismo, Gestão em Recursos Humanos e Marketing.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.