- O que a 5G pode proporcionar para a área de educação

04/08/2022 Tecnologia
Velocidade pode chegar até cem vez mais que a da 4G
Crédito | Shutterstock | Divulgação

Recurso começou a ser usado em Brasília (DF) há cerca de um mês 

A quinta geração (5G) de tecnologia para redes móveis de internet chegou ao Brasil. A sucessora da 4G começou a ser disponibilizada para as operadoras TIM, Claro e Vivo, em 6 de julho, em Brasília (DF). A chegada da novidade no país tem um impacto direto na educação, principalmente na modalidade de ensino a distância (EAD), que usa recursos online para diferentes níveis de cursos que vão desde séries iniciais até especializações.  

O estudante do curso Ciências de Dados, da Pós-graduação da UNIASSELVI, Marcelo Magno Rocha Nascimento, 48 anos, morador do DF, conta que está usando a 5G pelo sistema Android e notou diferença nas atividades do dia a dia e nos estudos da especialização EAD: 

“Às vezes eu conecto o computador no 5G do celular, porque dependendo da situação vale a pena.
A velocidade é bem alta”. 

O único ponto negativo que ele diz ter se deparado até o momento é em relação às TVs Smarts, que apresentam algumas falhas durante a conexão. Porém, ao fazer downloads e uploads de arquivos a novidade tem se mostrado eficaz, como ele conta: 

“Eu costumo utilizar bastante base de dados com 500MB e a 5G ajudou bastante. Tem se mostrado bem positiva nesse aspecto”.  

A Tutora da área de pedagogia,de Graduação e Pós-graduação, do Polo UNIASSELVI Feira de Santana (BA), Cleoleine Mariano Santana também avalia com otimismo a implantação do sinal: 

“Sem dúvida quando o acesso ao 5G tiver se disseminado para todos, os benefícios serão incríveis. É ter a possibilidade de acompanhar o mundo nas palmas das mãos, fazer pesquisas e o uso da internet potencializando a aprendizagem é de fato enriquecedor”.   

Na visão dela, que assim como os alunos, utiliza diariamente as plataformas digitais voltadas para a educação, esse avanço tecnológico irá facilitar os métodos pedagógicos: 

“Com o 5G a aplicação de jogos acadêmicos e interativos, por exemplo, que ajudam a construção em sala de aula e impulsionam os conteúdos, as habilidades de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vai ser muito mais prospera”. 

A avaliação favorável também é compartilhada por quem atua na área de Tecnologia da Informação (TI). Segundo Laerte Kerber Franco, Gerente de TI, na UNIASSELVI, o 5G traz diversos benefícios para ferramentas como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - portal do aluno na Instituição, batizado de Gioconda – e o UNIASSELVI Leo App:  

“A principal vantagem do 5G é justamente na navegação utilizando os dados móveis, que poderá ficar até cem vezes maior do que no 4G. Enquanto a média de velocidade no 4G é de 20MB por segundo, esta velocidade no 5G pode chegar a ser cem vezes maior!” 

Ele explica que “a principal diferença entre o 4G e o 5G é justamente na duração de transferência das informações, o que se converte na percepção do “tempo” bem mais rápido de apresentação das informações no celular”, e completa: 

“Por exemplo, ao abrir uma página, carregar um vídeo ou uma música, é possível notar como essas ações são bem mais rápidas quando comparadas na execução com o 4G”.  

Benefícios para alunos de EAD 

Para quem estuda no modelo EAD, os benefícios são significantes. Segundo o MEC, “a modalidade tem tido um crescimento expressivo nos últimos anos”. Ao acessar ferramentas como o Gioconda, Franco destaca que será viável “fornecer mais recursos como vídeos, áudios, experiências em laboratórios 3D e imersivos, que passarão a ser carregados instantaneamente.” E consequentemente, geram uma experiência melhor de conhecimento. 

Além disso, ele aponta que essa realidade trará melhores resultados aos usuários do Leo App, que oferece as mesmas funcionalidades do AVA e tem a navegação patrocinada pela Instituição: 

“Esse é um mecanismo importantíssimos para incentivarmos e proporcionarmos aos alunos uma educação de qualidade com flexibilidade e praticidade para acesso aos conteúdos, provas, interações com Tutores e turmas, etc. A evolução constante na estrutura de telecomunicação no país, materializada agora com a implantação do 5G, conversa diretamente com a missão da UNIASSELVI de levar ensino de qualidade para todos os brasileiros e em qualquer lugar que eles estejam. Estes movimentos democratizam o acesso rápido a informações, permitindo que nossas plataformas de educação entreguem cada vez mais qualidade e experiência.” 

Demais regiões 

No Brasil, que está liberando a ativação do sinal é o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No dia 29 de julho, as cidades de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) também tiveram o início do serviço. Nesta quinta-feira (4), é a vez de São Paulo (SP). 

Rumo ao 6G 

No mundo a rede 5G começou a ser implantada no final de 2018. Na Alemanha, as operadoras estão desenvolvendo um projeto para dar início a implementação do 6G. A ação será financiada pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa com o objetivo de acelerar a iniciativa. A expectativa é que a atualização ofereça uma velocidade até cem vez mais do que a 5G, e em comparação com o 4G, até 200 vezes mais rápida.  

 

*Com informações de Agência Brasil, FUNDACRED, MECTudo Celular 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias  

Mais 17 cursos de especializações são lançados na Pós-graduação UNIASSELVI

Valor pago no Auxílio Gás será de R$ 110 e no início de agosto 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.