Notícias - Social

Projeto AutismoS Presente envolve 104 polos e 336 multiplicadores voluntários

27/11/2019   Social

Em agosto deste ano tiveram início as atividades do Projeto AutismoS Presente numa parceria entre a UNIASSELVI e o Grupo de Apoio Educacional AutismoS. Após a divulgação para todos os polos de apoio presencial, 104 deles manifestaram interesse e realizaram a inscrição dos indicados para atuarem como multiplicadores voluntários na região onde o polo está inserido.

Em 2019 aconteceu a primeira etapa do projeto com a formação dos multiplicadores voluntários em seis encontros, realizados através de webinar. Concluída a formação, esses profissionais estão aptos para oferecer toda a assistência necessária para a implementação do projeto nas escolas localizadas na área de abrangência dos polos participantes.

O Projeto AutismoS Presente promove a sensibilização e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA por meio de formações gratuitas e certificadas para profissionais de educação, preparando-os para a orientação adequada de crianças e adolescentes autistas e para uma convivência inclusiva efetiva.

Em 2020, a formação acontece no polo parceiro no Projeto que abre toda a estrutura para receber os inscritos. O material gravado pelos profissionais do Grupo de Apoio Educacional AutismoS será mediado pelo multiplicador voluntário do polo, capacitado em 2019/2.

O Projeto AutismoS Presente tem como objetivos:

- Ampliar e aprofundar as ações de inclusão já desenvolvidas pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI;
- Promover e difundir o trabalho voluntário;
- Oferecer gratuitamente a formação sobre TEA para profissionais da educação de todo o Brasil, formando, assim, uma grande rede de inclusão;
- Chegar às diferentes regiões do Brasil através da ação dos polos da UNIASSELVI;
- Ampliar as ações de responsabilidade social, de iniciação científica e de extensão da UNIASSELVI.

Para atingir os objetivos propostos, o projeto contempla as seguintes ações: 

- Mobilização dos polos de apoio presencial da UNIASSELVI para adesão (realizado);
- Capacitação dos multiplicadores voluntários (realizado);
- Divulgação da proposta de formação dos profissionais da educação da região dos polos (2020);
- Realização da formação dos profissionais da educação (2020);
- Realização de Seminário Regional sobre TEA e do Simpósio Nacional (2020).

Muitos temas foram trabalhados durante a formação dos multiplicadores voluntários. Especial destaque para o quarto encontro onde foram trabalhadas informações sobre TEA & Integração Sensorial & Escola – O Descortinar da Integração Sensorial. Nesta ocasião, os cursistas foram convidados a realizar uma experiência a fim de que sentissem, mesmo que momentaneamente, as mesmas sensações que muitos autistas sentem sempre ou com frequência.

A cursista Ana Cristina da Silva, tutora do curso de Serviço Social do polo de Maringá/PR, realizou a experiência em sua casa enquanto participava da formação online. A tutora relata que “o projeto autismoS é de suma importância para nossa sociedade, agradeço à UNIASSELVI pela oportunidade. A experiência sensorial exposta no webinar foi fantástica, atrelada à explicação da Juliana que vivencia essa realidade dentro de casa, por ter um filho autista. Sou assistente social e atendo mães desesperadas por não saberem como agir após o diagnóstico de TEA. A explanação nos mostra que é preciso entender, dialogar e estimular essa criança”.

A presidente do Grupo de Apoio Educacional AutismoS, Sra. Juliane Santa Maria, explica que “a sensação que os cursistas tiveram é a mesma que o autista sente com pequenas coisas do dia a dia, como a etiqueta de uma blusa, um calçado, um ruído, por menor que seja (do ar condicionado, por exemplo), entre outras situações”.

Saiba mais sobre os multiplicadores voluntários

Os multiplicadores voluntários devem possuir curso superior e o comprometimento com a causa da inclusão social e, de forma especial, da inclusão educacional das pessoas com deficiência. Aos multiplicadores voluntários coube participar da formação em 2019 com frequência e aproveitamento e, em 2020, organizar e mediar a formação dos profissionais da educação locais e regionais emitindo o relatório das ações desenvolvidas.

E que venha 2020!

A Profa. Neuzi Schotten, coordenadora do Projeto na UNIASSELVI, esclarece que “as atividades do próximo ano iniciam com a divulgação nas redes de ensino e nas escolas para que, no mês de abril, após o Seminário Regional, possam iniciar as formações locais.  O Seminário Regional acontece no dia 18 de abril no município de Blumenau/SC e será transmitido ao vivo aos polos parceiros no Projeto”. Ela finaliza dizendo que “os multiplicadores voluntários, assim como todos os profissionais da educação que participarem da formação, serão certificados”.

Quem é o Grupo de Apoio Educacional AutismoS?

Fundado em 20 de fevereiro 2018, o Grupo de Apoio Educacional AutismoS é formado por um grupo de voluntárias independentes que não possuem ligações com ONGs ou associações e se uniram com o intuito de realizar e promover projetos relacionados à formação, à sensibilização e à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA de forma diferenciada e dinâmica. O grupo tem como objetivo promover parcerias com as escolas públicas e particulares para sensibilização e conscientização do TEA nas formações continuadas dos professores e profissionais de educação para adequada orientação e convivência inclusiva. Também propõe desvelar o autista em sua individualidade, além de percebê-lo como um sujeito sociocultural, criador e protagonista de sua própria história, ou seja, propomos acolher o autista por aquilo que ele é, e não por aquilo que será.

Saiba mais sobre o Grupo clicando aqui.